sábado, 7 de junho de 2014

As praias de Punta Cana

Em Punta Cana, a maioria dos resorts está numa mesma praia, bem extensa e, quanto mais você caminha para o sul, mais calmo fica o mar.
Apesar de ser recortada (não é um faixa de areia reta, pois tem enseadas, curvas e reentrâncias), mas dá para caminhar em toda a sua extensão.
Os nomes das praias variam ao longo da orla sem alterar muito as características principais do mar, sempre se vê um lindo mar azul-turquesa. Com água cristalina e morna, com muitos peixinhos (dá para mergulhar com snorkel, mesmo perto do hotel).
Vou reproduzir abaixo um texto que usei como referência dois sites: “Melhores Destinos” e “Viaje na Viagem”. Ajuda a entender um pouco como se organiza a faixa de areia em Punta Cana.
Estes sites têm explicações bem bacanas sobre cada uma das praias.

A diferença entre as praias

Se fôssemos dividir a orla de Punta Cana em duas partes, Uvero Alto, Macao e Arena Gorda seriam as praias onde as ondas são mais fortes. Já Bávaro, Cabeça de Toro e Punta Cana são as áreas onde o mar é mais tranquilo.
A agitação do mar não implica nada na sua coloração. Independentemente do hotel que você escolher, a praia da frente sempre terá um azul-claro que vai ficando mais escuro conforme a quantidade de algas e a profundidade.
Um ponto que vale lembrar é que, quando a maré está alta, o mar leva muitas algas para a beira da praia, não deixando a água não tão legal...
Os hotéis disponibilizam cadeiras e espreguiçadeiras da praia. Dependendo de quanto está pagando e do hotel que escolheu, mais conforto terá, como serviço de praia. Enquanto em alguns hotéis o bar fica apenas dentro do complexo, em outros, além dos bares na areia, passam garçons anotando os pedidos dos hóspedes, mas é óbvio que tudo depende do valor que você desembolsará.
 


Vejamos um descritivo da cada uma das praias, começando pelo norte em direção ao sul:

UVERO ALTO E MACAO
Nesta parte, os resorts por ali tendem a ser mais chiques e caros.
O mar também tende a ser mais bravo, o que reduz um pouco a sensação mar azul-bebê e o mar calminho que se espera (por causa da arrebentação que revira areia e faz espuma).
Por lá ficam os sofisticados Sivory e Agua, mais afastados. Já na zona hoteleira mais condensada, encontram-se o Dreams Punta Cana e o Barceló Premium Punta Cana.
Em Macao há também ondulações e por lá você encontra, inclusive, aulas de surf. Um hotel que fica na região, por exemplo, é o badalado Hard Rock Hotel, cujo complexo é muito bem estruturado.


ARENA GORDA
É onde começa uma grande concentração de resorts da orla e o mar já é mais calmo.
A praia começa numa curva onde está o Grand Paradise, seguido pelo Majestic Colonial/Elegance e Gran Bahía Príncipe. Em seguida aparecem dois megacomplexos vizinhos: o Riu e o Iberostar (o Ricardo Freire descreve que cada um deles vale praticamente por uma Sauípe inteira, pois são gigantes, por exemplo, ao final do Iberostar há uma fileira de lojinhas de artesanato pé-na-areia).
Depois vêm na sequência dois resorts com frente de praia mais estreita, que são o Ocean Blue & Sand e oVik Arena Blanca. Após a curva, há uma bela enseada com de faixa de areia mais larga, onde estão o Punta Cana Princess (complexo 4 estrelas) e Caribe Club Princess/Tropical Princess (o mais barato dos pacotes), seguidos pelo megacomplexo Paradisus Punta Cana e o Bávaro Princess.
No último trecho da praia ainda aparecerão o Occidental e o megacomplexo Grand Palladium. pouco antes do vilarejo de El Cortecito.


EL CORTECITO
É uma região pequena, considerada, com Los Corales, o centro de Punta Cana - Bávaro. Nessa área são encontrados estabelecimentos do comércio local.
El Cortecito, que é um vilarejo bem simples, com muitas lojinhas de artesanato. Este trecho ao sul da vila não é muito interessante e, por não ter resorts, a praia não é bem cuidada. Daí a dica do Ricardo Freire para evitar o hotel  Barceló Dominican, que está nesta área e pode ser facilmente confundido com outros Barcelós melhor localizados.
Tem também Los Corales, que é outro trecho da costa de Punta Cana onde, além de se concentrarem alguns hotéis, a parte interna do lugar é considerada o centrinho de Punta Cana-Bávaro. Ali ficam os serviços básicos que moradores e turistas da região possam precisar.


BÁVARO
É considerada a mais agitada, com o melhor trecho, com águas calmas, rasas e transparentes.
Nela se concentram a maioria dos hotéis, que são por ordem geográfica: Now Larimar e o Secrets Royal Beach (este, para maiores de 18 anos), o Paradisus Palma Real e o Meliá Caribe Tropical (em cujo complexo está o shopping Palma Real Shopping Village), o IFA Village Bávaro e finalmente os recentemente renovados Barceló Bávaro Beach (só para adultos e com menos restaurantes à la carte) e Barceló Bávaro Palace Deluxe (muito bem recomendado).


Ao sul do complexo Barceló a praia é deserta e após uma caminhada de cerca d quinze minutos, a praia termina em um riozinho que divide uma área de proteção ambiental fechada.


CABEZA DE TORO
Para acessar esta praia seguinte tem que pegar uma estrada e dar uma grande volta, indo até quase o aeroporto e depois volta para ter acesso.
A praia tem águas calmas como Bávaro, mas bem menos extensa; não dá para caminhar muito, tem recortes. É a praia que dá continuidade à costa em direção ao aeroporto. Há poucas ondas e o mar é igualmente límpido nessa parte da praia, com muitos coqueiros. Depois de desfrutar da liberdade do praião sem barreiras mais para cima, me senti um pouco apertado. Nesta zona estão os hotéis Natura Park (opção mais básica de resort), o Dreams Palm Beach e o Be Live Grand Punta Cana. Depois deste trecho, tem outro bem isolado, onde está o Catalonia Bávaro (ao lado de um campo de golfe).


PUNTA CANA
E na ponta sul é que se encontra Punta Cana propriamente dita. Essa é a típica praia caribenha que deu origem ao tão comentado nome da região. Mar calminho, morno, águas verde-esmeralda e areia branca. Ali estão o Club Med, o elegante Tortuga Bay, o tradicional Punta Cana Beach Resort e um megacondomínio caríssimo, o Cap Cana, onde está o Secrets Cap Cana.


Fontes:
http://guia.melhoresdestinos.com.br/onde-ficar-punta-cana-8-80-p.html

Um comentário:

  1. Hospedada em baváro, consigo acessar a praia de Punta Cana? (areia branca)

    ResponderExcluir