sábado, 7 de junho de 2014

E os furacões do Caribe?

Esta é um questionamento comum para quem pensa em viajar ao Caribe entre os meses de julho a novembro.
Bom, a possibilidade existe (com exceção de Aruba, Curaçao, Barbados e Los Roques, que estão fora da rota dos furacões). A chance de um furacão pegar você justo na sua ilha e na sua semana é baixa, mas é importante ter consciência de que existe e, se ocorrer, não dá para reclamar.
Neste período, o calor e a umidade são mais intensos, ocasionando pancadas de chuva (algo bem parecido com o verão brasileiro), mas depois de uma pancada de chuva, depois de meia hora o sol volta a brilhar.
Porém, a temporada de furacões gera preocupações...


Em Punta Cana, a possibilidade de remota (já que o último a atingi-la passou em setembro de 2004), mas obviamente há o risco.

Aí vem a grande questão: vale a pena arriscar e viajar no período de furacões?
Talvez seja mais arriscado passar o verão (janeiro) no sudeste brasileiro com chuvas mais fortes e prolongadas do que pegar um furacão bem na semana de férias.
Porém, mais uma vez, é importante ter consciência de que a probabilidade de ter um furacão em Punta Cana é baixa, mas existe!

Como cada furacão tem uma trajetória própria, acaba não atingindo todas as ilhas e, quando passa pelo Caribe, pode passar só pelo mar, sem atingir ilha nenhuma. Se for o seu caso quando consultar o tempo no período da viagem, reze por isso!

E então vem a outra questão: e se acontecer um furacão bem quando eu estiver lá?
Em geral, o furacão vem acompanhado de ventos fortes e, como costumam ser detectados com dois ou três dias de antecipação, dá tempo para que as precauções sejam tomadas. Em um resort, há toda infraestrutura e proteção, bem diferente de outros locais menos privilegiados em que a população fica preocupada em se manter segura e não perder seu patrimônio.
Não dá para prever com tanta antecedência qual será o impacto do furacão, se tiver o azar que ela atinja sua ilha durante a estadia. O que dá para fazer é o monitoramento por sites de previsão do tempo e acompanhar a rota que ele está seguindo.
Dependendo da intensidade do furacão, você perde de alguns dias a todo o resto das férias.
Se ele de fato atingir sua ilha, busque aproveitar a estrutura do resort e não perder o bom humor...

Na Wikipédia tem um link com várias informações de que lugares do Caribe sofreram quais furacões em qual época desde 2000. Clique em: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Atlantic_hurricane_seasons




Nenhum comentário:

Postar um comentário